Programa de Acervo

O Museu Catavento atualmente abriga acervos com tipologias ligadas à ciência e a tecnologia. Aqui você encontra desde locomotivas, aviões, fósseis e até acervos vivos, como peixes e borboletas.  Cerca de 70% dos objetos vieram da Fundação Museu da Tecnologia de São Paulo, cuja coleção é ligada à parte de tecnologia, além de fomentar aspectos históricos relacionados ao Palácio das Indústrias.

 

Missão

A missão do Programa de Acervo é auxiliar o Museu Catavento a explorar e compartilhar as informações que dão significado as suas coleções e suas correntes de pesquisa ligadas à ciência. Os padrões e orientações são utilizados para que os acervos sejam acessíveis e assegurados de qualquer intervenção que possa afligir sua degradação.

Visão

Contribuir com a qualidade de gestão em consonância com a missão do Museu Catavento. Fortalecer a ideia de se tornar uma Instituição de referência, colaborando com suas ferramentas executivas e cuidados na coleção abrigada.

Objetivo

Definir os padrões pelos quais as coleções do Museu Catavento são gerenciadas.

  1. Consolidar o Spectrum e a Política de Acervo como padrão para o gerenciamento dos acervos;

  2. Enriquecer a qualidade das informações de coleções por meio de planos de documentação apropriados;

  3. Tornar os recursos de pesquisa facilmente acessíveis, de modo que seu uso possa incentivar a descoberta de novas informações;

  4. Manter infraestrutura sustentável para prosseguir com suas ações vinculadas ao controle, preservação e pesquisa.

 

Integração
Cadastre-se para receber nossa newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Nós não compartilharemos seu e-mail com terceiros.