O Museu Catavento

O Museu Catavento, museu de ciência e tecnologia da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi inaugurado em março de 2009 com a missão de aproximar crianças, jovens e adultos do mundo científico, despertar a curiosidade e transmitir conhecimentos básicos e valores sociais, por meio de exposições interativas e atraentes, com linguagem simples e acessível.

Do átomo ao maior planeta do sistema solar; do menor inseto aos maiores animais da terra; das leis da física às transformações químicas; do ecossistema à questão da proteção ambiental. Tudo apresentado de forma interativa para fazer da visita uma prazerosa viagem ao conhecimento e à cultura.

Possui 219 instalações, em 12 mil metros quadrados de área expositiva, divididas em quatro grandes seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Com exposições com ideias simples ou complexas, como: reproduzir o chão da lua com a pisada do astronauta Neil Armstrong, viajar pelo Brasil na época dos dinossauros; compreender como funciona a eletricidade estática que faz os cabelos ficarem em pé ou fazer uma escalada enquanto conhece grandes personalidades da história.

6 milhões de visitantes já foram atendidos pelo museu que está localizado em um dos edifícios históricos mais importantes da cidade de São Paulo, o Palácio das Indústrias. Inaugurado em 1924, originalmente como local de exposições, o Palácio teve ao longo de sua história diversos outros usos, retomando sua finalidade original com a implantação do Museu Catavento.

A Catavento Cultural e Educacional é a Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Museu Catavento, através do contrato de gestão nº 07/2022, firmado com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico, desde dezembro de 2022, com vigência até novembro de 2027. A organização é responsável ainda pela gestão de 5 Fábricas de Cultura da zona leste, 1 em São Bernardo do Campo e 1 em Santos.

Missão

Atuar como uma instituição que se caracteriza por ser um espaço interativo de cultura, ciência e tecnologia, que visa estimular o visitante a descobrir um pouco do mundo científico de maneira instigante, bem como despertar o interesse pela cultura de maneira interativa e lúdica, através de processos cognitivos e de produção de conhecimento. Sob essa perspectiva atua de forma a instigar a percepção, formulação de questionamentos, desenvolver o senso crítico, criar por meio das experiências novos conceitos e ideias.

Visão

Apresentar e divulgar ciência, tecnologia e cultura a ser reconhecido pela população infantil, juvenil e adulta como um espaço de referência nacional.

Palácio das Indústrias