Programação Janeiro

Postado em

Exposição temporária "Santos Dumont: entre máquinas e sonhos"

Breve descrição: Exposição desenvolvida em comemoração ao aniversário dos 150 anos de nascimento de Santos Dumont. Apresentando a vida e as conquistas do inventor brasileiro Santos Dumont e sua relação significativa com as ciências, principalmente com a engenharia, aeronáutica e a física. Entre os pontos de destaque estão réplicas em tamanho real dos aviões Demoiselle e 14-bis, o primeiro do mundo a voar, e um caça F5 da Aeronáutica.

Data(s): ao longo do mês.

 

Exposição temporária “CIBERLAND”

Breve descrição: Com o objetivo de conscientizar usuários sobre as armadilhas presentes no universo digital, a Fundación MAPFRE realiza, pela primeira vez no Brasil, a exposição “Ciberland”, organizada originalmente na Espanha. A mostra conta com um espaço onde o público poderá interagir e aprender sobre os riscos associados às redes sociais e aos jogos online, como difusão de Fake News, fraudes e consequências físicas e psicológicas do uso abusivo da tecnologia.

Data(s): ao longo do mês.

 

Exposição temporária "VACINAS - uma vitória de todos"

Breve descrição: Exposição temporária "VACINAS - uma vitória de todos" é uma jornada cativante pela história, ciência e importância das vacinas na proteção da humanidade contra doenças mortais. Na exposição se conhecerá as consequências devastadoras de doenças que eram incuráveis ou fatais e também os marcos cruciais na história das vacinas, destacando "Os Primeiros Imunizantes da História e a Primeira Vacina". Os visitantes serão apresentados as primeiras tentativas de imunização na antiguidade e os primeiros êxitos da era moderna, com destaque para história da descoberta da vacina contra varíola.

Data(s): ao longo do mês.

 

Espetáculos de Mágica

Breve descrição: Apresentações com shows de ilusionismo, mágicas ao vivo.

Data(s): 6, 7, 13, 14, 20, 21, 25, 27 e 28 de janeiro (sábados, domingos e feriados) | Horários: 11h e 14h.

 

Oficina Arqueólogo do Presente

Breve descrição: Ação que proporciona ao público conhecer sobre a importância das atividades desenvolvidas por arqueólogos e conhecer diferentes culturas através da análise de objetos materiais. A oficina permite ao visitante conhecer de forma prática parte do trabalho desenvolvido por esses profissionais. Os participantes deverão escavar uma estrutura preenchida com areia atrás de objetos enterrados; após isso, os objetos devem ser catalogados e servirão como referência para uma conversa sobre as possibilidades que os cercam. Atividade contraindicada para pessoas com alergia à poeira. Será realizado o manuseio de areia.

Data(s): 09 a 21 de janeiro.

 

SESC VERÃO

Breve descrição: Atividade voltada para público de todas as idades, divididas em circuito de acordo com a habilidade dos participantes. Pode ser realizada por pessoas com ou sem conhecimento prévio de bicicleta, tendo como objetivo principal, o ensino do ciclismo em nível de iniciação como forma de estimular a prática de atividade física, a permanência da prática e o uso da bicicleta como ferramenta alternativa de transporte. Cada bateria atenderá 20 pessoas por vez e terá duração de 10 a 15 minutos, dependendo da quantidade de interessados na espera. Será fornecido capacete para segurança dos participantes.

Data(s): 09 a 26 de janeiro (terça a sexta-feira) | Horários: das 10h às 16h.

 

Espetáculo: “Química em Show”

Breve descrição: Espetáculo “Química em Show” será apresentado especialmente para as férias. Jovens cientistas – educadores do Museu Catavento – mostrarão o que é a química no dia-a-dia com demonstrações dos diversos experimentos com fenômenos interessantes e atrativos, que vão desde misturar líquidos até segurar fogo com as próprias mãos sem se queimar. Os líquidos mudam de cor, os sólidos passam por variações e os gases são liberados. Além disso, será possível presenciar diferentes tipos de energia como a luz, o som e o calor e experiências como Luminol, Bomba de Hidrogênio com oxigênio, entre outros.

Data(s): 09 a 31 de janeiro | Horários: 11h, 14h e 16h.

 

Oficina de Mini Terrário

Breve descrição: Realização de experimento em que é possível observar e compreender o ecossistema terrestre, seus ciclos e suas camadas. Durante a oficina, construiremos nosso pequeno ecossistema dentro de um pote de vidro que poderá ser levado para casa! Atividade contraindicada para pessoas com alergia à poeira. Será realizado o manuseio de terra, pedriscos e musgo.

Data(s): 09 a 31 de janeiro.

 

Visita guiada virtual pela exposição temporária "Santos Dumont: entre máquinas e sonhos"

Breve descrição: Visita guiada virtual pela exposição temporária "Santos Dumont: entre máquinas e sonhos", desenvolvida em comemoração ao aniversário dos 150 anos de nascimento do cientista. Nosso público virtual poderá conhecer detalhes desta mostra que ficará até abril no Museu Catavento.

Data(s): 22 de janeiro.

 

Oficina de Paleontologia

Breve descrição: Nesta oficina poderemos compreender um pouco mais sobre o que são os fósseis, sua formação e o trabalho de um paleontólogo! Os participantes terão a chance de escavar seu próprio fóssil, personalizá-lo e o levar para casa, além de aprender sobre como se formam os fósseis, seus tipos e de que forma eles estão presentes no Brasil. Atividade contraindicada para pessoas com alergia à poeira. Será realizado o manuseio de areia.

Data(s): 23 a 31 de janeiro.

 

Oficina especial Light Painting

Breve descrição: Oficina especial LIGHT PAINTING: em comemoração ao Aniversário de São Paulo - no feriado de 25 de janeiro - oferecemos oficina na qual os participantes conhecerão mais sobre essa técnica de fotografia que consiste em utilizar uma fonte de luz para desenhar uma cena, durante exposição prolongada. O resultado final é uma imagem única e surpreendente.

Data(s): 25 de janeiro.

 

SESC VERÃO

Breve descrição: Atividade voltada para público de todas as idades, divididas em circuito de acordo com a habilidade dos participantes. Pode ser realizada por pessoas com ou sem conhecimento prévio no skate, tendo como objetivo principal, o ensino do skate em nível de iniciação como forma de estimular a prática de atividade física e a permanência da prática. Será dividida em baterias e atenderá 20 pessoas por vez. Terá duração de 10 a 15 minutos, dependendo da quantidade de interessados na espera. Será fornecido equipamento de segurança para os participantes: capacete, joelheira e cotoveleira.

Data(s): 30 de janeiro a 09 de fevereiro | Horários: das 10h às 16h.

Compartilhar essa notícia

facebook icone
twitter icone
Integração
Cadastre-se para receber nossa newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Nós não compartilharemos seu e-mail com terceiros.