Programação Março

Postado em

– Exposição temporária: O LEGADO SUÍÇO NA AMAZÔNIA - arte, ciência e sustentabilidade.

Breve descrição: Abertura da exposição temporária.

Data(s): 01 de março.

Horário: às 17h.

 

 – Exposição temporária: O LEGADO SUÍÇO NA AMAZÔNIA - arte, ciência e sustentabilidade.

Breve descrição: A exposição é uma colaboração entre a Embaixada da Suíça no Brasil, o Museu Paraense Emilio Goeldi e a Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi, como parte da agenda de sustentabilidade e meio ambiente da Suíça no Brasil em preparação para a COP30 em 2025. Dividida em dois núcleos, o Núcleo Fauna apresenta litogravuras de Ernest Lohse retratando espécies catalogadas por Emilio Goeldi, enquanto o Núcleo Flora exibe xilogravuras de Oswaldo Goeldi. A exposição, que estreia em São Paulo, destaca a presença de pesquisadores suíços no Brasil desde 1865.

Data(s): a partir de 02 de março.

Horário: ao longo do dia.

 

– ATIVIDADE LUGAR DE MULHER É NA CIÊNCIA - EVENTO Lançamento e Abertura da Programação

Breve descrição: O evento que contará com um cerimonial destacará o papel das mulheres na ciência, gestão cultural e ciências humanas, em uma roda de conversa intitulada "Vozes Femininas no Catavento". O evento reforça o compromisso do Museu Catavento com a promoção da igualdade de gênero e o estímulo à participação feminina nas áreas científicas.

Data(s): 05 de março.

Horário: às 15h.

 

– ATIVIDADE LUGAR DE MULHER É NA CIÊNCIA - OFICINA Light Painting - Contribuições Femininas na Fotografia

Breve descrição: Uma imersão no universo do light painting, inspirada pela pioneira Anna Atkins na fotografia. Os participantes aprenderão a técnica de criar imagens usando fontes de luz, capturadas pela câmera do celular em longa exposição. Além das técnicas de light painting, exploraremos a evolução da fotografia e o impacto das mulheres nesse campo. O uso do próprio celular (com câmera) é necessário para a atividade.

Data(s): ás terças-feiras (dias 05, 12,19 e 26) e aos sábados (dias 02 e 23)

Horário: ao longo do dia (retirar senhas).

 

– ATIVIDADE LUGAR DE MULHER É NA CIÊNCIA - PODCAST Especial LUGAR DE MULHER É NA CIÊNCIA

Breve descrição: Este podcast, produzido pela equipe feminina do bloco Sociedade, é uma exploração da temática do Mês das Mulheres no Catavento. Com uma abordagem informativa e acessível, destaca a programação especial de março, evidenciando o papel das mulheres na ciência. Ao explorar narrativas inspiradoras e desafios enfrentados por cientistas femininas, enfoca as contribuições nas ciências humanas e sociais, alinhando-se ao tema do ano do museu: sociedade. O objetivo é inspirar uma compreensão mais profunda da influência das mulheres na ciência e na transformação da sociedade.

Data(s): 08 de março.

 

– SÉRIE AUDIOVISUAL LUGAR DE MULHER É NA CIÊNCIA

Breve descrição: SÉRIE AUDIOVISUAL LUGAR DE MULHER É NA CIÊNCIA - visa destacar as significativas contribuições das mulheres ao longo da história e no cenário científico, abordando as áreas de interesse do Museu Catavento. Com uma linguagem dinâmica e acessível, essa série tem como objetivo envolver e educar o público, além de promover as temáticas abordadas pelo museu. Serão lançados quatro vídeos, disponibilizados ao público todas as sextas-feiras do mês de março, oferecendo uma oportunidade única de aprendizado e reflexão sobre a presença feminina na ciência.

Data(s): 08, 15, 22 e 29 de março.

 

– ATIVIDADE LUGAR DE MULHER É NA CIÊNCIA - ROTEIRO Temático

Breve descrição: Durante os fins de semana de março, o roteiro temático oferece uma experiência educativa guiada, destacando a contribuição das mulheres na ciência. Com mediação direcionada, os visitantes são conduzidos por espaços específicos do museu, conhecendo histórias de cientistas notáveis em diversas disciplinas. Essa iniciativa interativa celebra conquistas, inspira a igualdade de gênero e convida os visitantes a explorarem o fascinante mundo da ciência de forma inclusiva.

Data(s): Finais de Semana de Março a partir 09/03.

Horário: Ao longo do dia (retirar senhas).

 

– ATIVIDADE LUGAR DE MULHER É NA CIÊNCIA - OFICINA PodCast Mulheres na Ciência

Breve descrição: Durante o mês das Mulheres, convidamos o público visitante do museu para participar de um bate-papo especial. Sob a forma de um podcast, e com a mediação de nossos educadores, exploraremos as histórias de mulheres que desempenharam e ainda desempenham papéis significativos no mundo científico, causando impacto e fazendo a diferença.

Data(s): Finais de Semana de Março a partir 09/03.

Horário: Ao longo do dia (retirar senhas).

 

– #CataventoIndica

Breve descrição: Divulgação de produções audiovisuais que versam sobre o tema Mulheres na Ciência.

Data(s): 11 de março.

Horário: às 14h.

 

– ATIVIDADE LUGAR DE MULHER É NA CIÊNCIA - ENCONTRO de gerações no Catavento

Breve descrição: Bate-papo com quatro mulheres cientistas e pesquisadoras do Instituto Butantan, representando distintas gerações, em um encontro enriquecedor e inspirador. Além de compartilhar suas trajetórias individuais e os desafios superados ao longo de suas carreiras científicas, essas notáveis profissionais trocarão experiências entre si, destacando a importância da colaboração e do apoio mútuo no mundo da ciência. Com histórias autênticas e emocionantes, elas visam inspirar meninas e jovens a perseguir seus sonhos e trilhar caminhos na ciência, encorajando o surgimento das próximas gerações de cientistas e pesquisadoras.

Data(s): 20 de março.

Horário: às 14h.

 

– ATIVIDADE LUGAR DE MULHER É NA CIÊNCIA - VIDEOCAST O direito de ser Mãe e os Desafios da Carreira Profissional - VIDEO 1

Breve descrição: Este videocast tem como objetivo explorar os desafios enfrentados por mulheres que buscam conciliar a maternidade com suas carreiras profissionais e científicas. Durante o programa, destacaremos as jornadas individuais, as conquistas alcançadas e as barreiras enfrentadas por essas mulheres excepcionais. Além disso, abordaremos a urgente necessidade de transformações no ambiente acadêmico e social para promover uma maior inclusão e apoio às mulheres nessa jornada dupla. Será uma oportunidade de reflexão profunda e inspiradora sobre como podemos criar um ambiente mais acolhedor e equitativo para as mulheres em todas as áreas da vida profissional e pessoal.

Data(s): 22 de março.

 

– 15 Anos Museu Catavento

Breve descrição: Para celebrar o 15º aniversário do Museu Catavento, a programação cultural oferece no nosso auditório o Quarteto de Cordas do Teatro Municipal em uma apresentação especial.

Data(s): 23 de março.

Horário: às 11h.

 

– ATIVIDADE LUGAR DE MULHER É NA CIÊNCIA - ENCONTRO Cientistas do Catavento: Bate-papo com as Educadoras

Breve descrição: Explorando os bastidores da educação no Museu Catavento em um bate-papo especial com as jovens educadoras Letícia e Maria Cecília. Convidamos os estagiários do educativo para uma conversa descontraída, onde as educadoras compartilharão suas jornadas acadêmicas e experiências dentro do museu. Descubra as múltiplas facetas da carreira educacional museal, mergulhe nas curiosidades do setor e conheça mais sobre o Museu Catavento. Esta é uma oportunidade única para ampliar horizontes e desbravar novos caminhos profissionais além do diploma.

Data(s): 27 de março.

Horário: às 14h.

 

– ATIVIDADE LUGAR DE MULHER É NA CIÊNCIA - VIDEOCAST O direito de ser Mãe e os Desafios da Carreira Profissional - VIDEO 2

Breve descrição: Este vídeocast tem como objetivo explorar os desafios enfrentados por mulheres que buscam conciliar a maternidade com suas carreiras profissionais e científicas. Durante o programa, destacaremos as jornadas individuais, as conquistas alcançadas e as barreiras enfrentadas por essas mulheres excepcionais. Além disso, abordaremos a urgente necessidade de transformações no ambiente acadêmico e social para promover uma maior inclusão e apoio às mulheres nessa jornada dupla. Será uma oportunidade de reflexão profunda e inspiradora sobre como podemos criar um ambiente mais acolhedor e equitativo para as mulheres em todas as áreas da vida profissional e pessoal.

Data(s): 29 de março.

Divulgação: Redes sociais do museu.

 

Compartilhar essa notícia

facebook icone
twitter icone
Integração
Cadastre-se para receber nossa newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Nós não compartilharemos seu e-mail com terceiros.