Museu Catavento e SBIm inauguram a exposição "Vacinas: Uma Vitória de Todos"

O Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) inauguram a exposição temporária "Vacinas: Uma Vitória de Todos”. A mostra imersiva e interativa abre para o público em 17 de novembro e terá duração de 8 meses.

A jornada cativante pela história, ciência e importância das vacinas na proteção da humanidade contra doenças mortais começa com o vislumbre de um passado sombrio e aterrorizante no painel intitulado "Um Mundo Sem Vacinas". Aqui, eles testemunharão as consequências devastadoras de doenças que eram previamente incuráveis ou fatais.

“A mostra é uma viagem que começa no passado, chega ao presente e pretende impactar no futuro. Tudo foi pensado para os visitantes terem uma experiência agradável, enriquecedora e voltarem para a casa convictos da importância da ciência e com o sentimento de que quem se vacina colabora para o bem-estar de todos”, afirma a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Mônica Levi.

No painel “Um mundo com vacinas", os visitantes serão impactados pelos dados impressionantes e comparativos sobre a taxa de mortalidade em diferentes épocas, evidenciando o impacto positivo das vacinas na proteção das vidas humanas.

"O desenvolvimento das vacinas é um dos maiores feitos da ciência, impulsionado pelas tecnologias mais avançadas e o Museu Catavento, como um centro de divulgação científica, desempenha um papel fundamental nessa conscientização", destaca Ricardo Pisanelli, superintende de projetos da Catavento Cultural e Educacional.

Em "O Ataque dos microrganismos“, os visitantes explorarão a evolução e a natureza dos vírus e bactérias, compreendendo a sua capacidade de se espalhar e causar danos à saúde humana.

A exposição também celebrará os marcos cruciais na história das vacinas, destacando "Os Primeiros Imunizantes da História e a Primeira Vacina". Os visitantes serão apresentados as primeiras tentativas de imunização na antiguidade e os primeiros êxitos da era moderna, com destaque para história da descoberta da vacina contra varíola.

A genialidade de Louis Pasteur será homenageada em "Louis Pasteur e o Desenvolvimento da Ciência que Salva Milhões de Vidas", onde serão apresentadas para os visitantes as enormes contribuições desse visionário cientista, que pavimentou o caminho para a vacinologia moderna.

Explorando os diferentes tipos de vacinas, o painel "Tipos de Vacinas" fornecerá informações sobre as várias abordagens e tecnologias utilizadas para criar imunizantes eficazes. Os visitantes descobrirão como essas diferentes vacinas protegem contra uma ampla gama de doenças, fortalecendo nosso sistema imunológico.

No módulo "Como Atua uma Vacina com Vírus Atenuado", serão apresentados através de holografias animadas, os processos de desenvolvimento de vacinas com vírus atenuado e como ocorre o processo de imunização. Este módulo também contará com um painel interativo “hands on” onde os visitantes irão interagir com maquetes de células, vírus e vacinas para realizarem os mecanismos de imunização das vacinas de maneira lúdica e interativa.

A exposição também abordará um tema crucial em tempos atuais: "As Fake News que Matam". Os visitantes serão alertados para a propagação de informações falsas sobre vacinas e seu impacto na saúde pública, destacando a importância da educação e conscientização na luta contra a desinformação.

"Programa Nacional de Imunizações” apresentará os esforços coordenados de governos e instituições para garantir o acesso equitativo a vacinas eficazes.

No painel "Pacto Coletivo pela Vida", o público será convidado a refletir sobre a importância de um, onde através de um jogo coletivo irão compreender o papel individual e coletivo para proteção da vida de toda a sociedade.

Por fim, em “Seja um guardião da sua saúde”, os visitantes são convocados a se vacinar e têm acesso — por meio de um QR Code — aos calendários de vacinação para as diferentes faixas etárias e grupos.

"Vacinas; Uma Vitória de Todos" tem o apoio do Unicef, Organização Pan-Americana da Saúde, Ministério da Saúde e é patrocinada pelas farmacêuticas Astrazeneca, GSK, MSD, Pfizer e Sanofi.